O Instituto Eurofarma de Responsabilidade Social, um dos braços de responsabilidade social da Eurofarma Laboratórios, acaba de comemorar seu primeiro aniversário. Ao final de um ano de atividades, o Instituto consolida diferentes projetos com a mesma missão: promover a inclusão sócio-econômica e o desenvolvimento sustentável por meio da educação transformadora.
De janeiro a dezembro de 2006, o Instituto Eurofarma investiu mais de R$ 1 milhão em quatro projetos: Centro Eurofarma de Enfermagem, Educar para Reciclar, Matéria Prima e programas em parceria com a ADD – Associação Esportiva para Deficientes. Além disso, um novo projeto de Inclusão Digital para jovens de 12 a 18 anos acaba de ser incorporado.
Kátia Reis, gerente da área de Responsabilidade Corporativa da Eurofarma, faz um balanço deste primeiro ano de atuação do Instituto Eurofarma: “Foi um ano de trabalho incansável e muitas conquistas. Os projetos têm obtido excelentes resultados, beneficiando não apenas os nossos colaboradores mas também suas famílias e as comunidades do entorno das fábricas. O desenvolvimento sustentável está definitivamente na nossa pauta”.
O Instituto Eurofarma de Responsabilidade Social foi lançado em 2006 junto ao 1º Relatório Anual da empresa e representou um importante passo na consolidação das ações corporativas da Eurofarma. A entidade, responsável pelo desenvolvimento, implementação e apoio a projetos sociais que também beneficiam as comunidades do entorno das fábricas, atua em três frentes: formação profissionalizante, educação complementar e formação de pessoas com deficiência.
Na área de formação profissionalizante, o Centro Eurofarma de Enfermagem desenvolve cursos de capacitação e promove a inclusão de jovens com idades entre 17 e 21 anos no mercado de trabalho. O programa conta com a colaboração do Senac e já formou 289 pessoas. As instalações do Centro localizam-se na Unidade Interlagos I da Eurofarma, em São Paulo.
Também na Unidade Interlagos I funciona o mais novo projeto do Instituto na área de educação profissionalizante: o projeto Inclusão Digital ensina jovens de 12 a 15 anos a trabalhar com aplicativos voltados ao dia-a-dia de um ambiente escolar ou administrativo, relacionados à redação de textos, montagem de apresentações, elaboração de planilhas e navegação na Internet. Já os jovens de 16 a 18 anos, além de estudar o módulo inicial, aprendem a criar e manter páginas e sites na internet. Atualmente, o programa atende filhos de colaboradores. Quando a demanda interna for atendida, as oportunidades serão abertas a filhos de colaboradores terceirizados e jovens das comunidades do entorno das fábricas.
Na área de educação complementar, o Instituto Eurofarma atua com dois projetos: Educar para Reciclar e Matéria Prima. Com cunho sócio-ambiental, o Educar para Reciclar é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Itapevi (SP). O projeto promove a educação ambiental dos alunos de 11 escolas municipais selecionadas e sensibiliza as famílias e comunidades da região da importância da coleta seletiva como fonte de geração de renda. O total de pessoas alcançadas chega a aproximadamente 20 mil pessoas.
Já o projeto Matéria Prima, de educação complementar para alunos do ensino fundamental de escolas públicas do município de Itapevi (SP), tem como principal objetivo oferecer oportunidades de lazer, desenvolvimento pessoal e aquisição de conhecimentos, além de promover o desenvolvimento social e a formação da cidadania de 120 crianças, suas famílias e a comunidade em geral.
Na área de formação de pessoas com deficiência, o Instituto Eurofarma de Responsabilidade Social trabalha, desde 2001, em parceria com a ADD - Associação Desportiva para Deficientes. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que trabalha com o desenvolvimento de pessoas com deficiência física por meio da profissionalização na área esportiva e tem como missão promover a reabilitação física e psicológica dos deficientes e sua reintegração à sociedade. Além de manter a sede da instituição e, juntamente com outras empresas, um centro de treinamento em informática para capacitação dos deficientes, visando prepará-los para o mercado de trabalho, a o Instituto Eurofarma colabora com a ADD por meio do patrocínio do time de basquete em cadeira de rodas (Magic Hands) e de um time infantil, nesta mesma modalidade, denominado Projeto Kids.